A deusa Maya é retratada na mitologia hindu e védica como uma das forças que cria e sustenta o universo físico.
O ego, o indivíduo, o meu e o seu são considerados ilusórios e pertencem a Maya.
Maya é frequentemente retratada como uma mulher bonita, com quatro braços, sentada ou em pé sobre uma flor de lótus.
Atribuições: Ilusão, sonhos e criação, muitas vezes representada como uma Deusa, a personificação do poder criativo
Símbolos: Aranha, figueira
Local: Índia
Deusa Maya – Mãe e criadora
A Deusa Maya é considerada a forma eterna de Shakti, o poder feminino e a Mãe Divina. Assim ela assume todas as formas e ilumina todos os lugares. Nesta forma como Mãe Divina, a Deusa Maya se assemelha à Deusa Durga.
A Deusa Maya também é considerada parte de Shiva, sendo totalmente penetrável e fonte de ilusões e enganações. Essencialmente, a Deusa Maya é aquela que cega todos em ilusão, possuindo ao mesmo tempo o poder de mostrar a verdade.
No hinduísmo, Maya é frequentemente associada a Lakshmi, a deusa da riqueza, fortuna e prosperidade. Ela também é às vezes equiparada a Durga, a deusa da guerra e da vitória. Como Lakshmi, acredita-se que ela traga boa e má sorte.
É dito que a Deusa Maya é a responsável por girar a Roda do Destino, vista muitas vezes como uma aranha tecendo com sua teia e, portanto, representando o arquétipo da Tecelã, também visto em outras culturas.
A aranha, símbolo principal de Maya, é também símbolo da criatividade, capaz de tecer seu próprio mundo ao seu redor. A aranha é capaz de prosperar em qualquer local e em qualquer situação graças à sua formidável habilidade de se adaptar.
Em diversas culturas a aranha é vista como a tecelã do universo. Ao tecer sua teia a aranha é capaz de dar vida a novos mundos, sempre conectados entre si.A teia também é um símbolo do poder criativo feminino, pois é através da teia que nasce uma nova vida.
Gostou?Quer saber mais?Arrasta pra cima pra ver...