Pular para o conteúdo

Exu 7 Encruzilhadas

Continua após a publicidade

O Exu 7 Encruzilhadas comanda uma das Falanges mais poderosas e numerosas de Exu. É um Exu que trabalha diretamente ligado ao Exu Rei, que comanda as linhas de evolução dos Exus.

A hierarquia de Exus, foi disponibilizada no artigo “Os 7 Exus mais poderosos da Umbanda”

É um guerreiro, soldado e mentor ao mesmo tempo. Por isto a sua ligação com os Orixás Ogum e Obatalá (Oxalá). Os espíritos desta falange evoluem para trabalhar como Oguns, Caboclos ou como Exu Rei.

O Sr. das 7 Encruzilhadas é um Exu muito antigo, chefe de falange, cheio de histórias e contos sobre suas passagens.

Continua após a publicidade
Ponto Riscado Exu 7 Encruzilhadas

Sua aparência astral é de ser visto como um ser humano normal , qualquer, com a vestimenta preta e vermelha de forma muito elegante.

Quando incorporado se apresenta e caminha como uma pessoa normal sem máscara de sofrimento no seu médium e gosta de receber muitas honrarias, ser servido e também ser bem tratado, como só acontece com quem é chefe.

A forma impessoal de trabalho dos espíritos da falange do exu das sete encruzilhadas é voltada à organização das falanges de povo da rua e estruturação e acompanhamento da missão dos chefes de falange.

 

Exu 7 Encruzilhadas e Seus Médiuns

Exu das Sete Encruzilhadas ou Exu Sete Encruzilhadas trabalha com a organização e o comando das falanges de Exu da umbanda, bastante conhecido como seu Sete.

Continua após a publicidade

Como todos os demais Exus, ele possui sua própria missão, onde ele atua numa falange com atividades voltadas à humanidade, e outra missão que desempenha para com seus médiuns.

Dentro dos trabalhos com os médiuns este Exu atua, para que o médium possa aprender as lições que esta entidade precisa desenvolver em seus médiuns, pode ser caminho de trabalho, caminho financeiro, caminho amoroso.

Ou seja, o espírito evolui em vários médiuns através de sua missão para com ele, é a lição que o médium precisa aprender com aquela entidade e o que o Exu precisa desenvolver naquele médium, pode ser caminho de trabalho, caminho financeiro, caminho amoroso…

E esta revelação é dada aos poucos em anos, e só um conhecimento, análise de cada fase de sua vida e da presença daquele espírito e seus conselhos poderá ajudar a entender a ligação do médium e do espírito (seja ele caboclo, preto velho, exu, cigana).

Continua após a publicidade

Ele protege por demais os seus médiuns dando a eles a intuição do perigo, também da desconfiança, quando alguma coisa não vai bem.

Sempre deixa patente gostar que seu médium trabalhe mais com ele do que com as demais entidades até da direita da umbanda, o que acaba transformando a sua característica principal como a de um padrinho e até pai super protetor .

Ele exige aparelhos bem preparados e com um bom conhecimento do axé e durante a vida oferece muito aos seus médiuns, mas pede dedicação, foco, fé e compromisso com o plano espiritual.

Os médiuns de seus Sete Encruzilhadas são pessoas extremamente metódicas e costumam aceitar a subordinação se elas se encontram nesse estado, mas tratam de dar um jeito de subir de patente ou simplesmente suportam até onde consegue a sua situação atual, mas não por muito tempo.

Continua após a publicidade

Gosta de trabalhar com pouco público, em sessões que tenham força espiritual, onde os que ali se encontram estejam concentrados ao máximo para dar o melhor de si, não é importante a quantidade e sim a qualidade e o resultado final da cerimônia.

Tem essa característica dominante porque não gostam de bagunça e desorganização, são pessoas com muita dignidade, respeito e seriedade, mas isso não quer dizer que não gostam de um momento de descontração, são pessoas de momento, tem horas que preferem estar quietos em casa outras vezes gostam de sair para se divertir e também se distrair.

São muito sociáveis e gostam de cultivar amizades novas por onde passam, também são muito tranquilos e procuram não se aborrecer com tudo o que lhes acontece, preferem preservar inclusive a sua sanidade mental e espiritual o máximo que puderem, esse exu costuma escolher pessoas de lua justamente pelo fato de conseguir ajustá-las a forma ideal para que possam ter uma vida digna e feliz.

Digo pessoas de lua pois os médiuns desse Exu preferem cuidar principalmente de suas mentes, precisam cuidar da cabeça para que não sofram mais para frente com problemas relacionados à mesma, por isso gostam de ler e sempre aprender coisas novas através de seus estudos, gostam de praticar o raciocínio lógico, gostam de se informar e se atualizar sobre qualquer tipo de assunto, desde redes sociais até política e suas autoridades.

Continua após a publicidade

São pessoas envolvidas de alguma forma com o número 7 em todo tipo de assunto e momento de suas vidas, se ainda não tiveram nenhuma relação com esse número uma hora vou acabar tendo ou simplesmente não prestaram atenção na presença desse número em algum determinado momento.

O 7 às vezes também costuma trazer sorte, assim como outros números impares aos quais são apegados.

Nas amizades são pessoas que sempre sãosolicitadas pelos amigos, no entanto por conhecer muitas pessoas, acabam que às vezes nem se lembram de todos, o que faz com que se esqueçam de datas de aniversário e informações de pessoas que conheceram.

Podem até ser populares mas, não fazem questão de carregar esse tipo de rótulo como característica positiva em suas vidas, por ser uma pessoa muito supersticiosa prefere ocultar até algumas de suas vitórias para evitar algum tipo de inveja e até mau olhado.

Continua após a publicidade

Os seus relacionamentos amorosos costumam ser uma área de sua vida muito gratificante, tem muitos relacionamentos, isso quer dizer que estão sempre trocando de par amoroso.

Não toleram traição ou qualquer tipo de conduta que não seja de acordo com um relacionamento saudável, o que muitos acabam confundindo com uma pessoa de gênio complicado e difícil e que quer escolher alguém e não deixar a vida se encarregar para trazer o melhor.

Não ligam muito para aparência alheia mas, apegados ao seu lar, pois se lá é o seu templo e seu recinto de descanso, sua particularidade, onde têm seus momentos de explosão e felicidade sem platéia para assistir.

A vida para eles não é um show, muito menos um circo, o que parece que às vezes sejam calados e devotos nas suas tarefas diárias como trabalhos e tarefas do dia a dia.

São muito compromissados e pontuais em questões de local de trabalho e também com vivência nesse ambiente, são grandes aprendizes e devotos de seu grande amigo e guardião sr. Sete Encruzilhadas.

7

Seu nome além de ter relação com as sete encruzilhadas, também tem relação com inúmeros elementos místicos da umbanda e até cabalísticos.

Existem muitas teorias e estudos em relação ao número 7 e a influência dele na nomenclatura de entidades da umbanda, desde as que são entidades que trabalham em nome das sete linhas de umbanda e também as entidades e trabalhos realizados com o número 7 na umbanda, querem dizer que este ou esta tem permissão e energia nos 7 tronos sagrados; a fé, amor, conhecimento, lei, ordem, geração e transformação.

O número 7 é muito misterioso e sagrado não apenas para a umbanda mas para diversas religiões

Características do Exu 7 Encruzilhadas

É um Exu que também está ligado ao dinheiro, tanto a perda quanto ao ganho, as oportunidades de trabalho também.

Exu Sete Encruzilhadas está ligado principalmente à abertura de caminhos, pois diante dos problemas do consulente ele oferece várias soluções e caminhos a serem tomados, oferece também ótimas opções boas ou ruins, vai de acordo com caráter de cada consulente que lhe procura para uma ajuda e até um conselho.

O Exu Sete Encruzilhadas preferem bebidas de boa qualidade e fumar charutos grossos, sua voz às vezes é rouca, grave e muito forte, também gostam muito de farofa, seu olhar é insustentável e quando se fixa em alguém parece que o atravessa sabendo seus segredos mais íntimos, as pessoas que o conhecem sentem certa autoridade nele e também acabam o respeitando.

Durante suas consultas têm um caráter sério, amável e tranquilo mas também pode ser enérgico e enojar-se quando há algo que ele não gosta.

Tem prazer em ensinar e doutrinar, por isto, está sempre tirando dúvidas a todo aquele que ele faça pergunta, desde perguntas mais insólitas.

Exus comandados pelo Exu das 7 Encruzilhadas

O Exu das 7 encruzilhadas é um Exu puro da linha de Oxalá, por isso, seu comando faz alusão ao grande maioral Oxalá, é o espirito que mais possui outorgas espirituais e está diretamente ligado a evolução de todos os Exus.

Pelo seu grande poder e presença no astral negativo ele possui alguns comandados:

Exu Rei Das 7 Encruzilhadas

Esse Exu comanda uma das Falanges mais poderosas e numerosas de Exus. Sua aparência astral é a de ser visto como um ente humano normal qualquer, com a característica que está sempre vestido de preto.

Esse Exu Rei tem a particularidade de não incorporar, apenas o fazendo os seus comandados e sob as suas ordens diretas.

Esses testas-de-ferro, incorporados usando o nome do Chefe, usam sempre a expressão “meu chefe determinou isso, aquilo, vou consultar meu chefe, isso eu posso fazer, isso eu não posso fazer, (trocam” “chefe” por “superior” ou outra expressão análoga).
Isso não quer dizer que não tenham força. Tem e muita. É comum em seus trabalhos, pedirem para os consulentes colocarem nas encruzilhadas um charuto aceso, uma garrafa de marafo, bem como oferendas diversas.

Em terra, bebe bebida fina em taças e fuma charutos de boa qualidade. Comem carne de todos os tipos.

Sua guia é Vermelha e Preta, trabalha muito com velas pretas, vermelhas, preta c/ vermelha.
Trabalha muito com ervas e na fixação do médium!


Trabalha na linha negativa de Oxalá serventia do caboclo Urubatão da Guia.


Esta Entidade se apresenta como um homem de avançada idade, de pele escura, barba e olhos vermelhos cor de brasa. Tem a metade de seu corpo (o lado esquerdo) queimada, sendo que sua perna esquerda não funciona bem, por isto é muito comum que se apóie em um bastão.

Prefere beber whisky de boa qualidade e fumar charutos grossos, sua voz é rouca, grave e forte. Quando está manifestado em um médium, gosta também de las aceitunas. Seu olhar é insostenible e quando se fixa em alguém parece que lhe atravessa, sabendo seus segredos mais íntimos. As pessoas que lhe conhecem em seguida notam certa autoridade nele e lhe respeitam.


Se divide en pasajes que envía ao mundo para que transmitam suas mensagens através de seus cavalos (médiuns), sendo que este sucede com todas as demais Entidades de Kimbanda.

Sua vestimenta quase sempre é em tons vermelho-negro, com toques brancos e às vezes trás dourados (quando for de Encruzilhada de Lira), prefere uma capa y la galera


Em sua última encarnação foi um tatá nganga bantú, que foi trazido como escravo ao Brasil. Comenzó llegando en la Umbanda, como un “exu de bajo” y fué levantado para “el alto” quando se hicieron los sacrificios correspondientes en la Kimbanda. Quando lhe perguntamos porque se denominava “da Lira” contestou:


“Lira es una cidade africana, queda en las fronteras orientales del Reino Baganda, de allí vengo yo…”


Tem um caráter sério, amável e tranquilo, pero también puede ser enérgico y enojarse quando hay algo que no le gusta. Tem prazer em ensinar e doutrinar, por isto sempre está sacando dedudas a todo aquele que lhe faça perguntas, desde as perguntas mais insólitas como “porquê há estrelas…” até as mais comuns como “quero saber se meu esposo me engana…”.


Apesar do Exu Rei das 7 Encruzilhadas tenha sido posto em uma situação privilegiada por alguns autores (os que escreveram com muita subjetividade), ele mesmo afirma que não é o Rei absoluto da kimbanda, sim que apenas é um dos principais.

É rígido e severo no quanto a seguir as tradições e que os rituais se cumpram passo a passo como deve ser, aunque, como todo “exu” está aberto a los cambios, a las movilizaciones e innovaciones, sempre e quando os mesmos sean hechos por los próprios Exu.


Tem como finalidade comandar o Reino das Encruzilhadas, cujos integrantes atuam principalmente como ligadores especiais entre todos os Exus. Se subdivide a la vez en otros pasajes que son los que llegan en los médiums, por exemplo:

  • Exu das 7 Encruzilhadas da Lira
  • Exu das 7 Encruzilhadas da Kalunga
  • Exu das 7 Encruzilhadas da Lomba
  • Exu das 7 Encruzilhadas da Mata

Exu das 7 Encruzilhadas da Lira

  • Atua nos caminhos relacionados à música e às vibrações espirituais. Sua força está conectada à harmonia e à influência energética sonora.

Exu das 7 Encruzilhadas da Kalunga

  • Esse Exu tem uma forte ligação com o cemitério (Kalunga) e é um grande guardião dos portais entre o mundo dos vivos e o dos mortos. Protege e conduz espíritos em transição.

Exu das 7 Encruzilhadas da Lomba

  • Sua atuação se dá nas subidas e descidas da vida, auxiliando nas superações e ajudando a manter o equilíbrio durante os desafios.

Exu das 7 Encruzilhadas da Mata

  • Conectado à força das matas e florestas, ele atua na proteção e purificação espiritual, utilizando a energia da natureza para seus trabalhos e guias.

É um exu de comando de linha, responde tradicionalmente em cruzeiro, mas quando é alta madrugada responde também junto ao povo de almas no cemitério.
Comportamento quando incorporado varia muito, desde uma forma vulgar até uma extremamente fina e educada.


Gosta muito de whisky, conhaque, bons charutos. Geralmente é muito ciumento com seu cavalo, o que faz com que pouco trabalhe com outras entidades ou exus.

Pelo que eu conheço do Exú Rei das 7 Encruzilhadas, ele não trabalha junto ao povo das almas no cemitério, visto ser ele um exú de energia mais sútil. Também não vi um Exú Rei das 7 Encruzilhadas com um comportamento vulgar. Ele é um exú nobre (tão nobre quanto Tranca-Ruas que é o primeiro exú e ao qual todos respeitam) e muito, muito velho.
E também pelo meu conhecimento a maior companheira de Exú Rei das 7 Encruzilhadas seria a Cigana.


Rei das 7 Encruzilhadas Ou Astaroth é o terceiro na hierarquia de Exus. Foi um nobre ingles do séc. XV ou XVI muito impiedoso e cruel, que de uma hora para outra perdeu seus bens e morreu na pobreza, doente e abandonado por todos.

Foi resgatado e na espiritualidade e arrependido, resolveu quitar seus débitos trabalhando na linha de exu, pertence a linha malei da quimbanda, ou seja, a linha mais alta dentro das de exu , que seria uma espécie de controladora das demais.

É um exu Tátá de Umbanda, responde pelo comando negativo da linha de Oxála. Apresenta-se como um nobre de capa, cartola, e bengala gosta de beber bons uísques e fumar bons charutos.

É extremamente simpático, inteligente, um grande galanteador e trabalha como poucos, seus trabalhos e oferendas podem ser entregues em qualquer encruzilhada em forma de X (encruza de homem).

Pois todas estão sobre seu dominio, seja na mata, no cemitério ou até mesmo na praia. Muito procurado para resolver problemas de justiça ou negócios, sempre entra numa briga para ganhar.

Assentamento do Exu 7 Encruzilhadas pode conter elementos como:

  • Terra de sete encruzilhadas
  • Terra de sete lugares (praia, mata, estrada, praça, comércio, mercado, banco)
  • Moedas de países diferentes
  • Imãs e azougues
  • Sete chaves velhas
  • Ouro, prata, ferro, cobre, estanho, chumbo e latão
  • Pedaços de ferro

Magia para o Exu das 7 Encruzilhadas para realizar desejos

Com uma pemba branca riscar sete cruzes na terra ou numa encruzilhada

Acender uma vela branca no meio de cada cruz

No meio das sete cruzes colocar um copo de gim ou cachaça, um imã e uma gota de azougue e um papel com seus pedidos escritos à lápis

Acender um charuto e assoprar a fumaça no copo e nas velas fazendo os pedidos

Visualizar as velas como se fossem luzes em cada encruzilhada e em cada caminho que precisar, atraindo força para seus desejos e movimentando a energia pelos 7 cantos para a sua felicidade, veja o seu pedido sendo realizado e agradeça a toda a falange do Exu das Sete Encruzilhadas.

Oferenda para abrir caminhos e vitórias

Fazer uma farofa de dendê com cebola picada louro moído, colocar por cima bifes de fígado de boi bem passados no dendê com pimenta do reino e um alho roxo picado (O alho afasta parasitas e vampiros astrais que se atraem pelo sangue animal), enfeitar com folhas de louro. Colocar a farofa numa folha de mamona roxa e arriar numa árvore próxima de uma encruzilhada que tenha movimento próximo. Isto se for uma oferenda simples, para milagres quase impossíveis, faça esta oferenda em sete folhas com sete bifes e arrie em sete encruzilhadas diferentes com uma vela e bebida ao lado (Não colocar em alguidar pois pode ter o resultado inverso, alguidar suga tudo o que colocamos nele, e a energia em vez de entrar em contato com a terra e ficar livre, ficará presa no recipiente demorando tempos para se fazer realizada).

Pegue as frutas que mais gosta pique em cubos, tiras ou pedaços e coloque numa garrafa de cachaça para curtir, acrescente dez moedas correntes, folhas de anis, canela e cravo da índia (ou oito favas de anis estrelado, paus de canela e cravos da índia), um pouco de pó de açafrão. Faça os seus pedidos na boca da garrafa e deixe curtir por 24 horas.

Entregue esta bebida, de preferência ainda na parte clara do dia (pela manhã), em sete encruzilhadas diferentes, pingando diretamente na terra (que é condutora de energia e contém fertilidade, no asfalto não nascem sementes!) e colocando uma moeda, fazendo os seus pedidos. Na última encruzilhada (que deve ser bem movimentada) acender uma vela e um charuto depois de pingar a bebida no chão.

Esta bebida pode ser guardada e colocada no assentamento do Exu num copo ou para lavar o seu otá -okutá (e depois pingar dendê), serve até para lavar os ferros ou imagem.

É sempre bom agradar este Exu às terças-feiras, dia do planeta marte, energia de caminhos, vitórias, vida, guerras.

Oração ao Exu 7 Encruzilhadas

Ajoelhado aos teus pés, estou rogando que me escute no sopro dos sete ventos, meu grande Exu Sete Encruzilhadas.

Com a força do teu garfo que carregas nas costas e da cruz do teu peito, eu humildemente peço que tenhas vidência das dores que trago no peito aflito.

Sete Encruzilhadas Exu dos sete caminhos, senhor rei das Sete Encruzilhadas de fé, sepulte nas sete catacumbas os nossos problemas e tristezas.

És um lindo homem, um cavalheiro, andas descalço com tua linda capa de veludo, a gargalhar pela noite, venceste sete guerras, vença pelo menos uma para mim, se eu merecer pois estou em desespero.

Sete Encruzilhadas, conheces as dores e angústias do mundo onde tu vivestes, amaste, sofreste e foste humilhado, mas hoje carrega a Coroa dos infelizes e essa coroa quem te deu foi a misericórdia de Pai Oxalá, nos pés de Pai Olorum.

Sete Encruzilhadas, coloque debaixo de teu pé esquerdo o nome dos meus inimigos, livrando-me das invejas, calúnias e dos olhos grandes. Põe no meu coração o perdão e a justiça, para me reconhecer e me corrigir das minhas faltas.

Lindo homem de cabelos negros e olhos de cristal, perfuma a minha vida com o perfume das sete rosas vermelhas.

Atenda meu pedido, te imploro Sete Encruzilhadas, pois sei que os teus protegidos, tu jamais desampara.

Rei dos sete mistérios, carregas as sete chaves do destino, abra os meus caminhos e me faça feliz, pois contarei sempre com a sua proteção, agora e em todas as horas de aflição.

Saravá Sete Encruzilhadas! Laroyê Exu!

Pontos do Exu 7 Encruzilhas

Odara é morador da encruzilhada

firma seu ponto com sete facas cruzadas!

Filho de Umbanda pede com fé

pra seu Sete Encruzilhadas que ele dá o que você quer!

Ô Sete, ô sete!

Ô Sete encruzilhadas

Firma ponto e presta conta

no romper da madrugada!

Salve o Exu das Sete Encruzilhadas!

Laroyê Exu.

Laroyê Exu das 7 Encruzilhadas.

Exu das 7 Encruzilhadas Mojubá

Conheça também os 7 Exus mais poderosos de Umbanda. e a Hierarquia de Exus.

Parceiro mistica.net

5 comentários em “Exu 7 Encruzilhadas”

Deixe um comentário