A Umbanda, assim como as outras religiões, possui características próprias quanto à crença e prática religiosa, assim como crenças, práticas e ritos, conheça abaixo, algumas dessas crenças e ritos de Umbanda.
Crenças e Práticas
A influência africana na Umbanda foi interpretada como um “mal necessário” que apenas serviu para explicar sua chegada e desenvolvimento no Brasil. O “branqueamento” das origens da Umbanda foi expresso em termos como “umbanda pura”, “umbanda limpa”, “umbanda branca” e “umbanda de linha branca” no sentido de “magia branca”. Estes termos contrastavam com “magia negra” e “linha negra” associados com o mal. Além disso, uma divisão de espíritos foi estabelecida entre os “da direita”, o bem, e os “da esquerda”, o mal. A única instância de identificação positiva com a influência africana na Umbanda relacionava-se com os Pretos Velhos e com o continente africano ser reconhecido como um continente heroico e sofredor.
A Umbanda pode ter várias vertentes com práticas diversas, nomeadas de diferentes formas como Umbanda Tradicional, Primado de Umbanda, Umbanda de Nação ou Umbanda Mista, Umbandomblé, Umbanda Esotérica, Umbanda Astrológica, Umbanda Sagrada, Umbanda da Magia Divina, Umbanda Omolocô, Umbanda Crística, etc. Essas diferentes vertentes partilham o culto a entidades ancestrais e a espíritos associados a divindades diversas, que podem pertencer ao Catolicismo, a cultos africanos, hindus, árabes entre outros. Apesar de diferentes vertentes existem alguns conceitos encontrados que são comum a todas, sendo estes:
- Um deus único e onipresente, chamado Olorum ou Zambi.
- Crença nas Divindades ou orixás
- Crença na existência de Guias ou entidades espirituais
- A imortalidade da alma
- Crença nos antepassados
- A reencarnação
- Lei de causa e efeito pela qual os umbandistas pagam o Bem recebido com o bem e o Mal com a justiça divina
Também se fundamentam na obediência aos ensinamentos básicos dos valores humanos, como a fraternidade, a caridade e o respeito ao próximo. Além desses preceitos também estão a necessidade da prática mediúnica como por exemplo servindo de “aparelho” (o medium) para viabilizar a comunicação entre espíritos e orixás com os seres humanos.
Entidades de Umbanda
Dentre as crenças, práticas e ritos de umbanda, muito ouvimos falar sobre espiritos(entidades). Os espíritos (entidades) que trabalham na Umbanda são organizados em linhas e falanges (legiões) de uma forma quase militar. Cada linha está sob a direção de uma deidade africana ou Orixá ou Orisha, enquanto os nomes e configurações exatas variam dentro da Umbanda, eles são em sua maioria compostos a partir de divisões étnicas, por exemplo, “Povo de Moçambique”, “Legião de Tupi-Guarani”. Em geral, os espíritos nos rituais da Umbanda se enquadram nas seguintes categorias:
- Caboclos, espíritos indígenas, como o Sete Encruzilhadas
- Pretos Velhos, os espíritos de velhos escravos brasileiros
- Exus, mensageiros dos orixás; entidades mais próximas dos humanos, protegendo as suas estradas, caminhos. Praticam unicamente o bem. Se vierem para o mal, não são Exus, nem Umbanda.
- Pomba Giras, entidades da linha da esquerda com hierarquia própria, erroneamente colocadas como femininas de Exu.
- Crianças.
Todas os acima são chamados de “espíritos de luz” porque trabalham para o bem, há também os espíritos banidos da Umbanda que são ditos trabalharem para o lado obscuro, dentro da Quiumbanda, um tipo de oposto negativo da Umbanda.
Ritos de Umbanda
Os rituais da Umbanda visam evocar o orixá ancestral e toda sua hierarquia composta por Orixás menores, Guias e Protetores. Os rituais não têm forma ou modo definido de modo que variam de casa para casa e estão subordinados às decisões de cada Pai-de-santo e cada entidade protetora do terreiro.
O local onde se dá as celebrações e o atendimento do público é geralmente uma casa denominada por tenda que contém um terreiro e um salão apropriado para sessões.
Alguns termos e rituais comumente mencionados:
- Giras, é como são chamadas as sessões onde se reúnem os espíritos de várias categorias, as giras podem ser festivas, de trabalho ou de treinamento.
- Bater cabeça, é como é chamado o ato de prostração, a reverência dada ao chefe do terreiro, por exemplo. O contexto desse gesto varia de terreiro para terreiro, sendo unânime que seja feito antes da defumação.
- Defumação, é usada para purificar o ambiente, através do seu aroma desfaz no ambiente todo o negativo expulsando os espíritos trevosos.
- Passe, é o gesto de imposição de mãos presente também no kardecismo
- Pontos riscados são diagramas desenhados no chão como ângulos, retas, símbolos representativos, desenhos geométricos, pontos cardeais, etc representando a assinatura do Guia.
- Pontos cantados são as músicas e cantos entoados como forma de louvor ou invocação.
- Oferendas são a prática de dispor comida ritual e objetos específicos nos templos ou locais ao ar livre, em dias e para fins especiais. As oferendas são agradecimentos aos Guias e Orixás. As vertentes com mais influência dos cultos africanos como a Umbanda de Nação se utiliza de ebós que são para finalidades próprias como reequilibrar aspectos da vida da pessoa, porém, diferente de alguns cultos africanos, a Umbanda não se utiliza do sacrifício de animais.
- Descarrego é o nome dado a rituais para limpeza espiritual ou livrar-se de cargas negativas, podem ser banhos com ervas especiais como a Guiné, Espada-de-ogun etc ou rituais como a Roda de fogo” que usa pólvora.
- Batismo, como ocorre em muitas outras religiões, só pode ser realizado por líderes religiosos, no caso o Babalorixá ou a Iyalorixá.
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