A Umbanda Kardecista é também conhecida como:
- Umbanda de Mesa Branca
- Umbanda Branca
- Umbanda de Cárita
Origem da Umbanda Kardecista
A Umbanda Kardecista é uma vertente com forte influência do Espiritismo, geralmente praticada em centros espíritas que passaram a desenvolver giras de Umbanda junto com as sessões espíritas tradicionais. É uma das mais antigas vertentes, porém não existe registro da data e do local inicial em que começou a ser praticada.
Orixás
Nesta vertente não existe o culto aos Orixás nem aos santos católicos. É uma vertente que trabalha com a Umbanda Branca, fazendo uso de poucos ou nenhum apetrecho material.
Neste culto prevalece a influência do Espiritismo e do cristianismo de forma geral, tendo o evangelho de Jesus como guias de trabalho.
Linhas de trabalho
Nesta vertente não é utilizada essa forma de agrupar as entidades. Como não há o culto aos Orixás, não tem também o seguimento das 7 linhas de Umbanda.
Entidades
Por se tratar de uma Umbanda mais limpa, branca, não há o trabalho com as linhas de esquerda, no caso Exus e Pombagiras.
Os trabalhos de Umbanda são realizados apenas por Caboclos(as), Pretos(as) Velhos(as) e, mais raramente, Crianças.
Ritualística
A roupa branca é a única vestimenta usada pelos médiuns durante as giras e não são encontrados o uso de guias, imagens, fumo, defumadores, velas, bebidas e atabaques.
A magia não é um dos elementos principais nesta ritualística, e quando utilizada, não faz uso de apetrechos mágicos e sim de ritualísticas mântricas e passes mediúnicos.
Conheça também Crenças, práticas e ritos de umbanda.
Livros doutrinários
Esta vertente usa os seguintes livros como principais fontes doutrinárias:
- “O livro dos espíritos”;
- “O livro dos médiuns”
- “O evangelho segundo o Espiritismo”;
- “O céu e o inferno”
- “A gênese”
Conheça também nosso parceiro mistica.net