Deusa Atena
A deusa Atena é uma das deusas mais importantes da Grécia Antiga. Ela era a deusa da sabedoria, da guerra e do artesanato. Ela também era a deusa padroeira de Atenas. Athena era muito bonita e sempre usava um vestido longo e esvoaçante. Ela tinha um capacete dourado e um escudo prateado. Atena era uma deusa muito corajosa e ajudou os gregos a vencer muitas guerras.
A deusa Atena era conhecida por sua sabedoria, coragem e justiça. Ela também era conhecida como uma guerreira e estrategista habilidosa. Em muitos mitos, ela é retratada como ajudando heróis em suas missões. Por exemplo, ela ajudou Hércules a derrotar a Hidra e deu orientação a Odisseu durante sua jornada de Troia para casa. Atena também era a deusa padroeira de Atenas e seu povo.
Principais Características da Deusa Atena
As principais características da deusa eram: seu caráter feliz e benevolente, guerreira, inteligência, astúcia, papel defensor das cidades e protetor dos heróis. Ela também era considerada a padroeira de artesãos e tecelões.
Simbologia com Animais
Além disso, Atena estava ligada a vários animais, como a coruja (que simbolizava a sabedoria), a oliveira (com a qual ela venceu a competição com Poseidon por Patmos) ou a cobra”.
Seu nome romano era Minerva.
A história mais famosa sobre ela é provavelmente aquela em que ela nasceu da cabeça de Zeus, já totalmente armada e com os olhos abertos.
Outras histórias populares sobre ela incluem a competição com Poseidon pela cidade de Atenas, na qual ela venceu dando a oliveira ao povo de Atenas, e sua luta com Aracne, que foi transformada em aranha por Atena depois de tentar desafiá-la.
Atena é geralmente retratada como uma bela jovem, vestida com armadura e capacete, carregando uma lança e um escudo. Ela também costuma ser mostrada com uma coruja ou cobra.
Símbolos mais Importantes
Seus símbolos mais importantes eram a oliveira e a coruja. O primeiro representava sabedoria e prosperidade, enquanto o segundo estava relacionado ao conhecimento e ao mistério. Diz-se também que sua égide, um pequeno escudo coberto de cobras, tinha o poder de repelir todos os ataques.
Atena foi uma das divindades mais importantes da Grécia antiga e sua importância pode ser vista em muitas obras de arte daquele período. Ela geralmente era representada como uma bela jovem com cabelos escuros e olhos azuis, vestindo uma túnica e armada com uma lança ou espada.
Athena era filha de Zeus e Metis, embora de acordo com outra versão ela tenha nascido da cabeça de seu pai.
Ela era a deusa da sabedoria, da guerra, da estratégia, do artesanato e da justiça. Ela presidiu a agricultura, pecuária e fiação. Em alguns mitos, ela é apresentada como uma deusa solteirona, porque ela optou pela virgindade em vez do casamento.
Atena sempre ficou do lado das causas boas e justas nos conflitos. Ela era aliada de Perseu em sua batalha contra Medusa e Prometeu em sua luta contra Zeus.
A oliveira era sagrada para ela, já que foi debaixo de uma oliveira que Poseidon atingiu a rocha da qual brotou água após a disputa pela Ática. Por esta razão, Atenas escolheu Atena como sua deusa protetora e ergueu um templo para ela na Acrópole.”
Virtudes da Deusa Atena
Atena é conhecida por sua sabedoria, coragem e justiça. Ela também é conhecida como a deusa da guerra, da arte e da razão prática. Atena está associada a oliveiras, cobras e ao planeta Netuno.
Em batalha, diz-se que Atena causa medo nos corações de seus inimigos. Ela também é uma protetora das cidades e muitas vezes é mostrada segurando um escudo.
Ares é filho de Zeus e Hera. Como um dos atletas olímpicos, ele mora no Monte Olimpo. Embora não seja tão popular quanto alguns dos outros deuses do Olimpo, Ares tem sua própria cota de mitos e histórias.
Uma história conta como Ares já foi capturado por dois gigantes que queriam fazer dele seu servo. No entanto, Ares foi capaz de usar sua força para se libertar de suas correntes e derrotá-los. Outra história conta como Ares ficou com ciúmes de Apollo depois que Apollo venceu uma disputa contra ele. Nesta história, Ares desafiou Apollo para um duelo, mas foi derrotado e teve que pagar uma multa alta.
Ares não era tão popular, e histórias sobre ele não são frequentemente encontradas na literatura grega antiga. No entanto, ele era adorado por um pequeno grupo de pessoas. Alguns gregos acreditavam que Ares era filho de Zeus e Hera, enquanto outros acreditavam que ele era filho de Afrodite e Hefesto.
Foi assim que pudemos descrever a deusa Atena, que além de ser uma das divindades mais importantes do Olimpo grego também era sua protetora. Filha de Zeus e Metis, ela saltou da cabeça de seu pai totalmente crescida e armada depois que ele engoliu sua mãe inteira quando ela ficou grávida dela.
Através da eloquência de Atena, inúmeras vidas são poupadas e inúmeras cidades são preservadas da destruição. A deusa também atua como uma aliada divina de muitos grandes mortais: ela dá a Odisseu o dom da astúcia, ajuda Jason a construir o Argo, ensina Teseu a superar o Minotauro e fica ao lado de Perseu em sua luta contra a Medusa.
Atena é frequentemente retratada com uma coruja ou com uma armadura. Ela é uma deusa virgem e associada à sabedoria, artesanato e guerra. Na arte, ela geralmente é mostrada carregando um escudo ou lança.
Pra concluir, Atena é uma importante deusa grega que está associada à sabedoria, guerra e justiça. Ela também é a deusa padroeira de Atenas.
Sobre o Umbandando
“Todos nós somos 1 nesta grande banda.”
Umbandando é um site de união, de partilha de saberes, Umbandando é a integração daquilo que somos com o que podemos ser, nos conhecendo e aprimorando no dia a dia.
Umbandando nos trás o conhecimento de sermos quem somos, observando e aprendendo com a vida em toda a sua expressão.
Umbandando não se constrói com filosofias traduzidas em palavras individuais e seus significados, Umbandando vem de um conjunto de ideias distintas, que somando-se criam nossa forma de pensar e fazer.
Deixe seu comentário, participe de nossa comunidade.
Veja nossos Stories clicando aqui!
Conheça também nossos parceiros…Arte Mística