Dia dos Orixás
O dia os Orixás realmente são os mesmos dos Santos Católicos que são sincretizados com eles?
A resposta é simples e curta, não!
Porém, muitos dos Terreiros de nosso país realiza festividades nas datas comemorativas dos santos católicos, existe problema nisso?
Também não, nenhum aliás.
Cada Terreiro procede da forma que acha melhor, sem entrarmos no mérito pessoal, porém, uma coisa deve ficar clara, Orixás são divindades da criação divina, e com isso nunca encarnaram.
A Umbanda pode ser cultuada de diversas formas, sendo que em algumas das vertentes de Umbanda sequer cultuam orixás, a exemplo da Umbanda kardecista e em outras fazemos o uso de ritos e formas mais conhecidas, como é o caso da Umbanda Brasileira.
Entendemos ser válido o sincretismo com santos católicos, principalmente onde a Umbanda ainda está engatinhando em nosso país, nessas localidades eu diria inclusive que o uso de imagens e o sincretismo é essencial para o início dos cultos no local.
Mas porque?
Existe uma forte cultura católica no Brasil, e em todos os lugares existem igrejas e as pessoas são batizadas católicas e outros mais. Então quando elas entrarem num Terreiro de Umbanda, se sentiram mais a vontade quando visualizarem as imagens dos santos.
Porém, isso não significa que devamos comemorar o dia dos Orixás nas datas comemorativas dos santos católicos que são sincretizados com os Orixás. Por exemplo, dentro da Umbanda Esotérica os Orixás possuem dias da semana específicos, assim como em outros tipos de Umbanda Brasil afora.
Um exemplo disso é Cosme e Damião, Ibeji ou Yori, a data comemorativa é sempre no dia 27 de setembro, mas o astro associado é Mercúrio e o dia de Mercúrio é quarta-feira, mas a festa é sempre realizada nos dias de gira próximos a data 27 de setembro.
Podemos fazer a festas nas datas comemorativas sim, mas podemos cultuar os Orixás a qualquer dia do ano, e de preferência no dia específico que sua Mãe de Santo ou Sacerdote indicar para vocês.
Não devemos nos ater a datas específicas porque a Umbanda é universal e nunca será engessada.
Para cultuar os Orixás basta amor no coração, não importa o dia.
Conheça nosso parceiro mistica.net
Texto de Michel Oliskovicz